domingo, 8 de março de 2015

PE Na Lixa Especial Skate Feminino


Sandryhelen “San”
19 anos de idade e 2 de skate

P&P – Quando, como e onde foi seu primeiro contato com skate?
Foi no banks do Chié, quando inauguraram o banks eu fui olhar os meninos andando e fiquei impressionada, porque não conhecia manobras de skate. Depois desse dia queria aprender também, todo dia tava andando com skate emprestado de uma amiga, até que ganhei o meu da minha mãe e tô andando até hoje.

Como foi a reação dos seus pais quando te viram saindo de casa com skate ?
Eles super apoiaram, nunca falaram nada contra não. Eu pedi um skate a minha mãe e ela me deu um, aí meu pai comprou os equipamentos de proteção pra eu não ficar me machucando. 

P&P – O que falta e o que sobra no Skate Feminino Pernambucano?
Falta mais incentivo pras meninas, tipo, tem menina que anda bem e não tem apoio ou patrocínio. O que sobra é união, isso é muito legal de ver, as meninas andando junto e evoluindo, uma incentivando a outra a andar

P&P - Nome forte do Skate Feminino?
Pra mim é Karen Jones

P&P – Prefere Picos ou Pistas ?
Eu ando em qualquer lugar, sou apaixonada por vertical, mas se me chamarem pra andar em rua eu vou.  Aprender outro estilo de skate é bem legal também.

P&P (Pergunta & Polemica)– O que você acha dos campeonatos de skate que nunca incluem a categoria feminino. É preconceito ou faltam competidoras?
Depende, eu vejo pelo lado do street, tem muita menina andando agora, às vezes eles se esquecem de colocar a categoria feminino. Já no vert eu não posso reclamar, pois não vejo tanta menina andando, mas no street acho que rola um pouco de preconceito do lado deles ainda. 



Júlia Santiago "Ju"
18 anos de idade e 11 de skate

P&P - Quando foi seu primeiro contato com skate ?
Comecei a andar na minha cidade Tubarão/SC aos sete anos, com aqueles skates de street, andei até os 12 anos, aí parei de andar e quando voltei dois anos depois a dar rolé aqui no Recife, já foi com Longboard. 

P&P - Você já participou de vários campeonatos, inclusive, em muitos deles indo parar no pódio. Como é viver esse lado competitivo do skate ?
Eu gosto de ir para maioria, mas não só pra competir, até porque alguns não colocam categoria feminino nos campeonatos de Downhill Speed. Mas pra mim tanto faz correr ou não, vou aos eventos, mais pra me divertir mesmo.  

P&P – O que falta no Skate Feminino Pernambucano ?
Eita peste...  Falta empenho das meninas, se quer mesmo o reconhecimento, corre atrás, então vai competir, andar de skate, sem tá preocupada com esse lance de patrocínio. Tem que mostrar o skate no pé, não adianta querer ganhar o patrocínio pra evoluir, tem que evoluir pra conquistar um patrô, aí sim você levar o nome de Recife e do skate à frente.  O que sobra é muita menina andando Heheheheheh mas a união aqui é forte, a meninas são amigas, nos outros lugares também são, mas é diferente da energia daqui de Pernambuco. 

P&P - Nome forte do Skate Feminino?
Do longboard é Christie Aleixo e a campeã mundial Georgia  Bontorin da cidade de Curitiba. Eu me inspiro muito nela.  

P&P – Skate... Estilo de vida ou Esporte, porquê ?
Estilo de vida, porque quando a gente começa a andar não consegue mais parar. Eu quando estou irritada com alguma coisa, só quero andar de skate, não quero mais nada.  

P&P (Pergunta & Polemica)– A TPM  atrapalha o rolé de skate ou ajuda a aliviar a tensão ?
Depende do rolé... Se você vai dar um rolé freeride atrapalha, porque você cai e se rala, termina se estressando mais. Agora se tiver muito estressado e for dar um rolé pesado, aí tira toda a tensão, você fica cansado e nem lembra da TPM. 


Claudine “Dine”
20 anos de idade e 6 de skate

P&P - Quando foi seu primeiro contato com skate?
Conheci skate através do jogo de videogame (Tony Hawk).  Com o tempo, deixei o joystick de lado e fui pra rua praticar de verdade.

P&P – O que falta e o que sobra no Skate Feminino Pernambucano?
Falta mais atitude das gurias de querer se jogar, de querer mesmo aprender, seria bom quando rolasse campeonato feminino aqui, os organizadores dividissem por categoria (Mirim, Iniciante, Amador) aí as meninas ficariam com menos medo de correr os campeonatos. o que sobra a união entre as meninas. 

P&P - Nome forte do Skate Feminino?
Karen Jones, Leticia Bufoni e Lacey Baker

P&P – Skate... Estilo de vida ou Esporte, porquê ?
Estilo de vida, tem gente que vive procurando aquela adrenalina e termina se viciando em skate justamente por causa dessa adrenalina.

P&P – Trilha Sonora pra rolar na sessão?
As vezes escuto um Rap e outras vezes to escutando Iron Maiden, depende de como eu estiver me sentindo no dia. 


P&P (Pergunta & Polemica)– O que você acha daquele comentário machista “Aquela mina anda tão bem, parece um menino”.
Acho nada haver, porque uma menina que se esforçar mesmo pra andar de skate pode andar igual ou melhor do que qualquer homem.  O que ocorre é que a galera quando vê algo radical, meio perigoso, já associa ao sexo masculino. Mas acho que se esforçando e enfrentando os medos, qualquer um por praticar o que gosta... O skate ta aí pra todos. 

Um comentário: