segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Olinda e suas pistas de skate... não tão lindas assim !!!

Há algum tempo, postei uma matéria sobre a atitude e a vontade de fazer dos skatistas de Olinda. Parece-me que o poder público não compartilha dessa atitude, tendo em vista que construiu uma pista conhecida pela alcunha, Pista Lixo, nome dado e gravado com spray num dos obstáculos do local. A prefeitura de Olinda achou pouca a lambança que fez, inventou de construir mais uma pista sem acompanhamento e com um projeto totalmente duvidoso, o bairro escolhido foi o de Jardim Brasil II. Tive acesso a uma foto da pista através de uma postagem publicada por um skatista local, só de olhar já dava pra ver o tamanho do prejuízo e a quantidade de dinheiro público jogado fora. Fui conferir pessoalmente e o susto foi ainda maior, a pista tinha sido demolida. O motivo? Várias irregularidades na construção, duas delas foi a retirada de uma área verde da praça e do parquinho das crianças, agora imagine você, a prefeitura pegar uma grande área localizada numa praça de uma comunidade, prometendo aos moradores que construiria a pista de skate, mais não iria comprometer o lazer dos mesmos que utilizavam a praça para brincar com as crianças e jogar dominó embaixo das árvores. O pior é que a solução só veio após a pista pronta e diga-se de passagem, nada skatavel.

Agora chegamos à pergunta, é só chegar e constuir? Não. Existe muita coisa por traz da construção de uma pista de skate, um acompanhamento antes, durante e depois dela pronta, caso contrário, pode acontecer o que aconteceu no Bairro de Jardim Brasill II em Olinda, transformar o sonho de ter uma pista de skate próximo de casa, num grande pesadelo, tanto para os skatistas, como para os moradores do local !!!

A pixação descreve como é a primeira pista pública construída em Olinda

A solidão do boneco no meio da praça mostra como estão os moradores e skatistas do Bairro


Pelas fotos já da para notar a má construção dos obstáculos


Erros grosseiros e o mau aproveitamento de espaço


Boneco colocado na praça pelo Conselho de Moradores com um cartaz que expressa a insatisfação da comunidade


Assistam o vídeo filmado e editado por Adalberto Oliveira, morador de Jardim Brasil II.

9 comentários:

  1. Uma vergonha, eu já havia visitado a pista e realmente o nosso esporte era impraticável lá...
    sem contar que os moradores do JB II tem outras necessidades, são sei se no vídeo deu para perceber, mas essa pita fica localizada entre os prédios num praça central, ou seja, alem de não atender a necessidade dos moradores locais será um inconveniente ter de aguentar o barulho do skateboard ecoando pelo "apertamentos". Uma miniramp seria bem melhor(nesse caso), e daria para aproveitar melhor o espaço da praça para um outro público e no final a maioria sairia ganhando.
    Mas sabemos que o que certas pessoa querem na verdade é dinheiro no bolso.

    Ass: Pio

    ResponderExcluir
  2. Compartilho da mesma opinião que Paulo Pio, não adianta sair construindo pista por aí, sem realmente saber o que necessita os skatistas, pois uma construção como essa termina levando a comunidade a ter raiva do skate. Percebe-se isso no depoimento de uma moradora no vídeo, parece que o culpado daquilo ter ficado daquele jeito é dos skatistas, mas sabemos muito bem de quem é a culpa de mais essa obra. Se a palavra obrar para alguns tem o mesmo significado que cagar, foi isso que a prefeitura de Olinda fez, obrou mais um vez !!!

    ResponderExcluir
  3. Esse skate park parece uma piramide no sertão.

    ResponderExcluir
  4. tenso, pena que isso não eh novidade para os skatistas pernambucanos. lamento

    ResponderExcluir
  5. Boa Picos e Pistas, pela intervenção neste manifesto social, Gestão politica tem que colocar em pauta a participação popular em qualquer ação e construção pró a sociedade "Quem dita as regras é o coletivo"... É um desgaste de dinheiro publico nas mãos de quem não estar sendo democrático espero que tenha a preocupação de nos consultar antes.... Abraços

    ResponderExcluir
  6. Parece-me que vocês estão querendo denegri a ilibada imagem de meu amigo Renildo, prefeito da bela cidade de Olinda. A família Calheiros é referência de bons costumes na Província de Alagoas. É verdade que Renildo viaja muito a Brasília, contudo, vai fazer sábias consultas ao seu irmão, Renan Calheiros, homi de imaculada honra.Peço a vocês terem um pouco de paciência que a Av. Pres. Kennedy fica pronta ainda este ano, viva a Renildo Calheiros!

    Lau

    ResponderExcluir
  7. Tenso tambem é o caso de Jaboatão
    PQP número de Skatistas crescendo cada vez mais e a prefeitura fecha os olhos, mlkada aquii tem que andar no recife ou então no meio da rua. Queria muito que mlkada tivesse uma ideia pra mudar isso

    ResponderExcluir
  8. eu tenho um recadinho pra ela ta incomodada com os skatistas se muda pow cara ta tudo ruim msm eu moro na vila popular jardim brasil é bém perto da vila mais ta muito ruim mais se fosse um campo de futebol já tava tudo pronto fui perguntar aos meus amigos disseram q a rampa tava um merda i agora,pra andar de skate em uma rampa tenho q andar pra caraca mano como vou virar um profissional assim como.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir