domingo, 21 de setembro de 2014

Escolinha de Skate de Garanhuns !!!


O Picos e Pistas passou um final de semana na cidade de Garanhuns, mas engana-se quem pensa que só encontramos flores e frio por lá. Na verdade encontramos uma de cena skate em crescimento, com loja especializada, vários skatistas e uma escolinha de skate, que consegue através da união com outros esportes (Patins e BMX) se fortalecer e mudar o preconceito da população a respeito dos esportes radicais. 
Aproveitamos a visita para conhecer melhor a Escolinha de Skate de Garanhuns, que há quatro anos faz um belo trabalho social com crianças e jovens da cidade. É claro que ninguém melhor para falar sobre o projeto social e a cena local, do que o skatista idealizador de toda a história, Wilson Soares, que junto com Diui, Mizael, Pedrinho e Luis Carlos dedicam um pouco do seu tempo ao projeto da escolinha.

Como surgiu a ideia de criar uma escolinha de skate em Garanhuns?
A ideia da escolinha começou como um projeto social, um trabalho gratuito mesmo, pois vendíamos shape Sugestive e algumas peças aqui na cidade. Em Garanhuns era muito difícil arrumar peças, antigamente quem tinha uma chave allen era rei.  Com o tempo os pais começaram a comprar os skates para os filhos e perguntavam como e onde eles iriam aprender?  Daí que a gente pensou em dar aulas de skate e montamos a escolinha de skate de Garanhuns, com aulas todos os domingos pela manhã.

Vocês tem apoio de alguma marca, loja ou da Prefeitura de Garanhuns?
No começo Mário da Sugestive dava uma ajuda pra gente aqui, doando alguns shapes e peças para a escolinha, depois veio o apoio da Huk Store, que além de ser o local de inscrição das aulas, mensalmente a loja doa prêmios para os alunos inscritos na escolinha. A primeira ajuda da Huk foi doar as camisas exclusivas do projeto, mas agora surgiu a ideia de ter uma taxa mensal para os alunos e a grana arrecadada é revertida para a compra de material para a escolinha. E mesmo quem não tem condições de pagar a taxa, pode participar das aulas normalmente.

Qual dificuldade de manter uma escolinha de skate em Garanhuns?
A dificuldade no começo era não ter um lugar apropriado, uma pista. Porque no Pico do Colunato (Centro da Cidade), o skate caia na parte de baixo da praça, as pessoas reclamavam que o skate iria cair na cabeça deles, aí mudamos para a Academia da Cidade do Parque Euclides, lá tinha uma turma fazendo alongamento e vez ou outra o skate batia na canela de alguém, sempre dava confusão.  Depois surgiu a pista e foi facilitando para andar, mas mesmo assim ainda tem alguns bikers e skatistas que andam muito rápido na pista e podem causar algum acidente durante as aulas, mas aí gente vai conversando e superando.

A construção do Skatepark Público na cidade ajudou a prática do skate e aulas da Escolinha ?
Nossa, a construção da pista deu uma alavancada e tanto, dez anos a gente lutando pela pista, ficamos de fora do primeiro projeto, mas aí fizemos um protesto em frente à Prefeitura e conseguimos ser incluídos no projeto.  A gente ficou responsável por organizar algumas melhorias, não ficou do jeito que queríamos, pois não começamos do zero, mas no final saiu boa.

Quais são as mudanças e resultados que já podem ser vistos no skate de Garanhuns depois da criação da Escolinha?
 A maioria dos alunos mudou pra melhor, tem uma menininha que chegou aqui nem conseguindo ficar de pé no skate, agora já dropa algumas transições da pista. Tem Pedrinho Amorin que começou na escolinha e hoje em dia tá andando muito, correndo e ganhando campeonatos em outras cidades. Tem Túlio também, que foi um dos primeiros alunos da escolinha e tá na Inglaterra fazendo intercambio, estudando e andando de skate. 

No tempo das aulas no Pico do Colunato

Aulas na Academia da Cidade do Parque Euclides Dourado


Aulas na Mini-ramp do Parque Euclides Dourado

Aulas no Skatepark de Garanhuns

Diui é um dos skatistas que ajudam nas aulas da escolinha... Ollie Melon

Skatepark Público de Garanhuns

Alunos recebendo os brindes da Sugestive Skateboards

Os alunos Arthur e Pedro pegando a base nas transições da pista 

As aulas acontecem todo domingo às 10 da manhã no Skatepark da Cidade

Wilson trocando uma ideia com os alunos da escolinha


Rafa recebendo de Wilson uma camisa do Picos e Pistas

Wilson ainda arrumou tempo para fazer uma foto de skate durante a aula 

Henrique HC visitando a escolinha e o amigo Wilson Soares

3 comentários:

  1. O Esqueite de Garanhuns merece tal escolinha. Wilson e seus asseclas estão de parabéns pela linda iniciativa, tal qual a ESCAPE.O "Carrinho" é lúdico por excelência o que o torna um bom atrativo para as crianças. Torço pelo fortalecimento e prosperidade da escolinha e que forme grandes pessoas e esqueitistas.

    ResponderExcluir
  2. Nossa belo blog, gostei muito dos estilos, bem loko! Ví outros também no site abaixo ↓

    http://www.compraexpert.com/kanui-e-confiavel-seguro/

    ResponderExcluir