quarta-feira, 23 de maio de 2012

Campeonato em Paulista... Quem planta atitude, Colhe um Jardim de Skate !!!

Começo está postagem voltando no tempo, lá para metade dos anos noventa, quando eu, junto com outros skatistas de yellowhouse, saíamos todos eufóricos, a caminho do campeonato que estava acontecendo numa rua ao lado da praça principal de Jardim Paulista Baixo. Chegando lá, nos deparamos com uma estrutura precária para os dias de hoje, mas, para aquela época, era uma oportunidade única de andar em obstáculos diferentes. Não interessava se o asfalto da rua parecia um chokito, ou se o trilho fazia bucho, o que importava mesmo era andar de skate com os amigos, e aproveitar aqueles obstáculos, que não estariam mais disponíveis no outro dia. Nesta época a união e força de vontade dos skatistas de Paulista já impressionavam, porque para organizar um campeonato naquele tempo, só se fosse na raça e pelo amor ao skate mesmo.

Mais de quinze anos depois e lá vou eu, outra vez para Jardim Paulista Baixo, mas, desta vez a convite do organizador Bruno Cardinot, que me deu a responsabilidade e oportunidade especial de narrar o evento. Evento este que desta vez não aconteceu na rua ao lado da Praça Principal, mas sim, dentro dela. Chegando lá, fico nervoso com um turbilhão de sentimentos, que misturavam boas lembranças a um grande orgulho de fazer parte do que estava acontecendo ali. O campeonato se chamou Primeiro Jardim Open de skate, numa interpretação livre do título, podia se dizer que o Jardim estava aberto para o skate outra vez. E que na verdade ele nunca fechou, simplesmente esperou as sementes plantadas há mais de quinze anos, florescerem e tornarem-se lindas flores do skate atual.

Os skatistas inciantes do passado correndo nos dias atuais como Master, mostrando que o tempo não diminuiu a vontade de andar de skate, tenho certeza que Júlio Detefon, Kleber Negão, Magui, Saulo Ará, André Fly, Mario Henrique, Bob Lagoa, Marcos Brow e eu mostramos isso na pista. Os iniciantes do presente fizeram bonito competindo com os Amadores, a exemplo de Rafael Max e Rafinha, que não se intimidaram de correr com os mais velhos e andaram muito no campeonato. Agora uma coisa tem que ser dita, durante esses anos todos, não foi só o nível de organização e estrutura dos campeonatos em paulista que melhorou o nível de skate também. O que se viu na categoria Open foi uma inesgotável lista de manobras, chega ficou difícil narrar tantas manobras mandadas em sequência pelo skatistas. Mais na final, Rafael Fernandes conseguiu ser mais constante, acertando várias por toda pista, levando a melhor na competição, seguido de Vinicius Nascimento que mostrou que o Skatepark de Porto de Galinhas está lhe fazendo muito bem.

Fim da competição? Que nada, ainda faltava a disputa de melhor manobra. Entre as tentativas de Backside flip boardslide de Diego Bezerros, Kick Flip 360 Boardslide de Bruno Engenho e Frontside noseblunt slide de Gil Bolinha, Rafael já mandou um bonito Flip Grind na base pra subir ainda mais o nível. Aí Guga levou a brincadeira a sério e acertou um Backside Feeble Grind to Backside Boardslide para lá de estiloso, levando o troféu de melhor manobra para casa.

Encerrando o skate na pista, era hora do Hardcore comer solto nos amplificadores. Nação Corrompida e Mentes Podres não alisaram e fecharam com muita velocidade e estigação, um dos dias mais emblemáticos para o skate em Paulista, onde eles puderam mostrar ao público pernambucano que o Skate ali, naquela cidade, foi ontem, é hoje e vai ser sempre... FORTE!!!


Os skatistas/organizadores colocaram a mão na massa para deixar tudo certinho antes do campeonato começar


Galera ralando desde cedo para montar toda a estrutura


Quatro skatistas e uma constatação... Mostrada por Júlio Detefon na foto


Henrique HC narrando com a ajuda da prancheta e de Branco



O Canhão da Funbox foi bem aproveitado pelos skatistas


É um Half de Rock ou Palco de Skate ?


Os skatistas compareceram e se divertiram durante todo evento


Muita Água Mineral para matar a sede dos skatistas



A galera caprichou no visual para o campeonato


Vinicius direto de Porto de Galinhas para mandar esse belo Fs Nosegrind


O nível de manobras foi muito bom


Rafael mudando o shape para competir


Rafael Fernandes e seu Bs Boardslide na base


Momentos de descontração


Henrique HC era só alegria na locução


Todos skatistas andaram muito


Saulo Ará mandando um Pop Shove it Tail Grab


Os juízes


Júlio Detefon e seu Double Flip to fakie


Nação Corrompida no Half/Palco

Essa galera anima até o final do evento

Os troféus

Pódio Master
1 - Saulo Ará
2 - André Fly
3 - Júlio Detefon
4 - Marcos Brown
5 - Paulo Magno Magui

Henrique HC terminou indo para o pódio... Graças a homenagem de Detefon


Pódio Open
1 - Rafael Fernandes
2 - Vinicius Nascimento
3 - Gil Bolinha
4 - Bruno Engenho
5 - Diego Bezerros


Guga Campeão da Melhor Manobra - Bs Feeble Grind to Bs Boardslide

Agradecimentos especiais: Bruno Cardinot, Novinho, Alemão, Adriana, Brown, Cobra, Bin Laden, Vaca, Dinho Veio, Jailson Medeiros, Junior Matuto e todos de Paulista que contribuíram para que esse campeonato acontecesse.

Gostaria de agradecer também as marcas que apoiaram o evento: Hoffman Brasil, Myllys, Periferia, Wasted Skate, Sofs, Sugestive, Polimetal, Costamar, One Drop, SAS, Disco de Ouro, Life Style, Picos e Pistas, GSM, Armazém Madfer, Ismael Festas e Eventos, CDC comunicações, Bomb Strett Arte e as bandas Nação Corrompida, Mentes Podres, Calm&Fun.

Fotos: Well Gordo, Thiago Peter, Higor Wolverine e Júlio Gordo

13 comentários:

  1. Com certeza foi um dos eventos que me lembrou a vibe das antigas... não pelo formato técnico, mas sim pela galera que tava lá... foi muito massa, claro, algumas coisas semprem ficam a desejar pra alguns... mas a perfeição foi feita pra ser buscada, e assim sempre teremos algo a superar...

    Abraço a Todos! Skate, Paz e Cristo!


    Evandro.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez os skatistas de Paulista mostraram que sabem se organizar e realizar bons campeonatos. Comentei antes aqui sobre o skatista Novinho, o cara não frustou minhas expectativas, por contrario, andou bem mais do que muitos esperavam. Alguns pensavam que ele iria correr no Master, mas não, o cara acreditou no nível seu skate e representou muito bem o pico. Detalhe, Novinho pegou uma baterias mais cascas do Open. O Master foi aquela festa, poderia ter sido maior, se tivéssemos contatos com a participação de Lau, Alemão, Vado galera,Magão, Trow, Vaca e vários outros que animariam ainda mais o encontro de gerações.
    Obrigado Bruno Cardinot e companhia por ter me dado o privilegio duplo (narrar e correr) de fazer parte do Primeiro Jardim Open de skate.

    Ass : Henrique HC

    ResponderExcluir
  3. acredito que deveria ter maior respeito pelos participantes, pois teve ganhador que nao merecia esta no pódio, a coisa e bem nítida, cuidado gente aqui se faz aqui se paga!

    ResponderExcluir
  4. uma coisa e o cara ser bom, outra coisa e o cara nao acertar na hora em que deveria como na final, e o rafael sim era pra ter ganho como melhor manobra, pois errou pra cacete e engenho muito bom mais tb errou pra cacete na hora da final, minha gente............... se precisarem de um jurista, posso indicar e issi e bom para todo um grupo, nao é? TRABALHAR BEM É NECESSÁRIO.

    ResponderExcluir
  5. Tá com medo de se identificar porque???... Mostrar a cara também é bom... Critica só são bem vindas quando sabemos a procedência dela... Então vá chorar no grupo medrosos anônimos...hehehhehehe

    ResponderExcluir
  6. Pelo menos uma coisa sabemos... O anonimo chorão tem nome e ele é um dos 27 skatistas que correram domingo. Andar de skate é dificil pra caralho e essa galera aprendeu, o mais fácil que é aprender a perder, tô vendo que estão longe disso... E na moral dê licença, achar um flip grind melhor que um Backsdie Feeble batendo ollie e passando pra boardslide de back é foda... Numa coisa eu concordo com você, precisamos de juizes, mais é complicado achar gente para trabalhar, porque tem cara que tem medo até de assinar postagem, quanto mais julgar um campeonato... hehehehehe

    Ass: Henrique HC

    ResponderExcluir
  7. Esse local é pra lá de nostálgico. Não sei ao certo, mas acredito que tenha sido no ano de 1990, aconteceu um evento político onde o candidato queria angariar votos da juventude. Portanto, organizou um evento com esqueitistas, em Jardim Paulista. Não era competição, porém tinha o mesmo formato. Ganhava uma camisa (do candidato) e uma medalha de participação. Marcelo Bobeirinha se fez presente como atração, contudo, que representou foi TRIPA, que andava bem de rampa. Por tudo isso, Jardim Paulista é parte de nosso Esqueite. Parabéns a todos da organização.

    lau

    ResponderExcluir
  8. Quem é você que fala o que quer que se esconde igual
    mulher por trás da caneta
    vai Zé buceta sai da sombra,
    cai então toma seu mundo é o chão
    quem tem Cu tem medo
    e treme mostra a cara Mister M.

    manoo, quando for fala diz quem é pow!!! traga sua opinião pra rapaziada que agente vai receber da melhor forma, agora mostrando a cara pow!!! e lembrese skate é diversão e a ditadura ja passou nao vamos repudiar niguem
    gustavo guga

    ResponderExcluir
  9. Todo evento de skate que acontece em Pernambuco, querendo ou não o beneficio será para todos, independente de "Achismos", o que vale é a diversão, se o skate mudar e começar a virar apenas competição iremos nos igualar aos vandalos das torcidas organizadas do futebol(nada contra futebol só exemplo), tudo começa com reclamações, falar sem mostrar a cara é igual a um fuleiro que ataca pelas costas, e querendo ou não está atacando a sí proprio, por que como ja disse aqui o evento foi para todos, termino dando um conselho um tanto pedagógico.

    "Todo aluno em fase escolar, nas aulas de Educação física tem que aprender além dos conteúdos valores que irão lhe tornar um cidadão consciente, um desses valores, é o da humildade(saber ganhar e perder)"

    e outra antes de entrar num campeonato saiba que os critérios de julgamento normalmente são: Constancia, complexidade das manobras, criatividade, utilização dos obstaculos, quantidade de manobras...

    caso nao entenda o que isso, pesquisa no google.

    ResponderExcluir
  10. Esse Profe Evandro é polêmico. Eu nem vou dizer que sou LAU para não ser retaliado. Brincadeirinha... sábias palavras; estou assinando em baixo, sim.

    Lau

    ResponderExcluir
  11. riscadinho:
    é cada uma que aparece agora, quando a coisa ta acontecendo todo mundo quer criticar, vai se fuder vei ta achando ruim mete a cara e organiza um evento já que vc se acha roubado, muita gente ta ali pra diversão que na verdade o skate é isso.. por isso que o skate nao cresce mais por causa de filhos da puta que so sabem criticar e nada fazem! ei man vai tomar no cu!!!!

    ass. Ricardo Leal Torres

    ResponderExcluir
  12. Vai tomar no cu, anônimo.

    Assinado: Júlio César Dantas Leal de Albuquerque

    Viu ? É fácil se identificar
    hahaha

    ResponderExcluir
  13. CALMA GALERA VAMOS NÚS AMAR UM AO OUTRO KKKKKKKKKKKKKKK
    E MUITA GENTE COM OTIMAS IDEIAS CAPAZ DE MUDAR O COMPORTAMENTO DA HUMANIDADE, MAS COM MEDO DE DA A CARA A TAPA. E MAS FACIL BATER EM QUEM MOSTRA NE?AJUDA QUE E BOM NADA, TA COM MEDO ATE DE SE IDENTIFICAR.QUANDO VOÇE ORGANIZAR UM EVENTO VOÇE BOTA QUEM QUISER NO PODIO. EU EMPRESTO MEU PAU PRA VOÇE NARRAR O EVENTO, VAI TREINA DA O CÚ....COMO DIZ BRANCO, TA COM O CÚ DANDO BOTE EM PICA VOADORA E? DÁ UM BOTE NA MINHA.

    ResponderExcluir