sábado, 7 de fevereiro de 2015

P&P APRESENTA O ESTILO LIVRE DE MAURY BARROS !!!


Homem de poucas palavras e muito skate, esse é Maury Barros de Moura, 42 anos. Maury simplesmente é a personificação da singularidade entre nós, o Freestyle mais antigo em atividade no norte e nordeste. Tímido e reservado, ele contraria esses comportamentos quando põe o “Carrinho” pra funcionar, desperta aplausos e admiração. Se nas décadas de 80 e 90 eram difíceis para os estreeteiros, então imagina para um Freestyle? Portanto, é por essa convicção, perseverança e personalidade que o Picos & Pistas se debruça em giros sobre o Freestyle de Maury Barros. 

P&P -  Game Of é freestyle?
M - Não é Freestyle. Na minha modalidade não pode colocar o pé no chão. Game Of é uma adaptação que tem suas regras e que é legal também. No jogo do skate não pode tirar manobras de Freestyle.

P&P - Em uma modalidade tão escaça de praticante, então por que freestyle, Maury?
M - Comecei andando de street. O Freestyle veio depois. Não tenho muito o que explicar, simplesmente me apaixonei pelo fresstyle. 

P&P - Na década de oitenta para se montar o skate para o street era uma imensa dificuldade e um de Freestyle, “Pai dos Pais”?
M - Veja como funcionava, P&P, minha Mãe, Dona Luiza, tinha uma cama onde as taliscas da grade eram bem largas. Tirei uma e deu para fazer alguns shapes e coloquei a rodagem de patins, pronto. Depois fui na cama e tirei outra talisca então foi aí que Mãe percebeu a falta, a casa caiu e o bambu comeu no centro. Seu Amâncio, meu Pai, ficou sensibilizado e começou a fazer os meus shapes e ainda os pintava.

P&P - Quando e como o Pai Maury abraçou o “Esqueite”?
M - Faz um tempinho que eu ando de skate. Pra falar a verdade, não sei nem quanto tempo faz, mas acho que uns 25 anos.

P&P - Quem são os “Malucos” que contribuiram em influências para o seu distinto “Esqueite”?
M - Pow, dois amigos meus que nem andam mais de skate, Alexandre e Marcelo. Eles me apresentaram o skate pela primeira vez e agradeço muito a eles por isso. Depois fui para João Pessoa onde andei com Falcon que me passou algumas bases e ao regressar ao Recife o lendário Thronn, em sua própria loja, me deixava informado sobre as manobras.   

P&P - Como se encontra a categoria Freestyle hoje?
M - A melhor fase do Freestyle, tenho certeza que é hoje. Muitos campeonatos no Brasil e no exterior. Já aconteceram dois mundiais aqui no Brasil e a categoria tá crescendo cada vez mais.   

P&P - No norte e nordeste você conhece outro militante que desenvolva o Freestyle tal como?
M - Pra falar verdade até hoje eu só encontrei duas pessoas que andavam e faz muito tempo. Foi lá em João pessoa e também aqui no Recife cheguei a andar, como já falei, com Antonio Thronn. Pra quem tem mais de 30 anos vai lembrar dele, era o dono de uma das primeiras loja de skate aqui no Recife, a Sk8 Rock.   

P&P - Maury, tanto o street como o vert há manobras de uma complexidade da mulesta. Isso seria contribuição do Freestyle às outras modalidades?
M - Com certeza! Pois a maioria das manobras de street e do vert vem do Freestyle.

P&P - É verdade que você ensinou a Cabeção de Aldeia e a João Neto a executarem o ollie flip?
M - Kkkkkk ao contrario tanto cabeça quanto João neto foi que me ensinaram algumas manobras de street porque foi um tempo que eu andei de street.

P&P - Pelo que me consta, em todas as modalidades, a única nota 100 foi do Rodney Muller. O que esse “Bicho” representa para o Freestyle e para o “Esqueite” de forma geral?
M - Pow!!! Não tenho nem palavras pra te responder. Só sei que o cara é perfeito.

P&P - “Esqueite” prestou alguma contribuição na vida de Maury?
M - Claro, P&P, com certeza! O skate me fez uma pessoa mais decidida.  

P&P - Deixe uma mensagem para nós, amantes do “Esqueite”, Maury.
M - Pra quem ta começando a andar de skate, ande por prazer e não por modismo. Pois o verdadeiro skatista nao é aquele que acerta a manobra mais difícil e sim o verdadeiro skatista é aquele que continua andando até ficar bem velhinho. Abraços a todos amantes do skate, vida longa ao skate.  

Truckstand no Marco Zero do Recife
  

50 Pogo

50 Pogo Judo

"Pra quem ta começando a andar de skate, ande por prazer e não por modismo. "

Ao lado dos velhos amigos durante a Sessão Geriatrica

Pogo One Foot  no encontro da Sessão Geriátrica

Cross Foot 50 No Hands

Mostrando um pouco do seu Freestyle durante o Go Skate Day Recife 2014

"A melhor fase do Freestyle, tenho certeza que é hoje. Muitos campeonatos no Brasil e no exterior."

Truckstand

"O skate me fez uma pessoa mais decidida"

Passando as bases e garantindo o futuro do Freestyle em Recife

"Comecei andando de street. O Freestyle veio depois. Não tenho muito o que explicar simplesmente me apaixonei pelo fresstyle"

Tail One Wheel

Railflip durante o Go Skate Day Recife 2012

De Master pra Master... Fakie Casper de Maury capturado pelas lentes de Patrício

6 comentários:

  1. Todo meu respeito a Maury Freestyle.
    O skate é família.

    ResponderExcluir
  2. Maury é simplesmente fantástico. Ao entrar no universo esqueitável dele, notamos o quão ele é importante para o nós. Obrigado sim, Maury, pela lição ofertada.

    ResponderExcluir
  3. Lembro quando escultei pela primeira vez falar dele, o cara nem sabia qual o nome de Maury, simplesmente disse que tinha visto um coroa andando muito de skate, fazendo uma manobras que nunca tinha visto Hehhehehehehe a admiração com o qual o cara falava do jeito de andar de Maury, me deixou curioso. Tempo depois tive a oportunidade de conhecer e me tornar amigo dessa lenda do Freestyle Nordestino, que tem sua história andando lado a lado com a própria história do skate pernambucano.
    Parabéns Maury pela entrevista e obrigado Lau pelas perguntas pertinentes... E que venha o próximo Master contar um pouco do seu skate aqui no espaço do blog Picos e Pistas

    Ass: Henrique Cesar HC

    ResponderExcluir
  4. Guerreiro lenda viva, tiro o chapeu pra Maury

    ResponderExcluir
  5. Lenda viva do skate de Pernambuco e grande amigo.

    ResponderExcluir