quarta-feira, 20 de março de 2013

É Proibido Proibir ?... Skate proibido na Orla de Boa Viagem e na Praça do Marco Zero!!!


Em meio a tanto disse me disse, resolvemos comentar sobre o polemico assunto, a proibição do skate em dois lugares bastante frequentados pelo os amantes do skate, o Marco Zero do Recife e a Pista de Cooper da orla da praia de Boa Viagem.
Ontem recebi a noticia de que estava proibida a circulação de skate na pista de Cooper da orla de Boa Viagem, sendo autorizado apenas o uso do skate na ciclovia, ciclovia esta, que como o nome já diz, local de circulação de ciclistas, onde o piso não é adequado para o skate, tornando inviável o deslocamento dos skatistas de um canto a outro da praia. Admiro-me muito, que numa gestão onde tanto fala em mobilidade, imobilizar o skate desta forma, sem uma conversa com órgãos representantes do skate ou mesmo com os próprios skatistas.  Segundo a Prefeitura do Recife, essa medida foi adotada em cumprimento a Lei 12.321 criada pelo deputado Augusto Coutinho em 2003, que em seu Artigo 5º diz    “Quando estas praias forem dotadas de passeios públicos (calçadão), para prática de cooper,  fica terminantemente proibido, durante qualquer hora do dia e da noite, a circulação de skate, patins e bicicleta” . Então cabe a nós skatistas revindicarmos nossos direitos e de forma organizada procurarmos a secretária responsável para termos uma resposta concreta sobre tal proibição, só assim poderemos entrar com uma ação de liberação e utilização de um espaço que deveria ser público, mas pelo visto não é.

Agora vamos partir para o outro lado da cidade, o Marco Zero do Recife, um lugar turístico e bastante apreciado pela população recifense, que enxergam ali um verdadeiro espaço de lazer. Banhado pelo Rio Capibaribe e cheio de histórias, com museu e esculturas mármore que fazem parte dos atrativos que encantam tanto os turistas e os recifenses, como todos os skatistas, que ao olharem aquele paraíso de piso liso, bancos de mármore e com um amplo espaço, já pensam em fazer aquela sessão no local. Aí que começa o problema, os guardas municipais estão impedindo o rolé de skate na Praça do Marco Zero outra vez, quando falo outra vez, é pelo fato de saber que os frequentadores com mais de 5 anos de skate, vão lembrar de toda repressão sofrida anos atrás, com skates apreendidos e skatistas agredidos física e verbalmente.  Mas o tempo passou e ao invés de evoluir a mentalidade e a forma de ver o skate, as autoridades preferem impedir o skate outra vez no local, sem nenhum diálogo antecipado. Infelizmente também não vamos puxar só para o lado dos skatistas, tem muito cara folgado que não respeita os pedestres, muito menos as pessoas sentadas nos bancos, sempre achando que estão com a razão, um exemplo disso é o domingo no Marco Zero, eu como skatista nunca sai de casa pra andar ali aos domingo, dias onde você termina disputando o local com turistas, bicicletas, patins, crianças idosos, capoeira, Parkour e vários outros, então acho eu que, não caberia aí um bom senso do lado dos skatistas, em não utilizar o local aos domingos, aproveitando o final de semana para andar em outras praças ou nas pistas de skate, sei que muitas estão em estado deplorável, sem iluminação, cheias de buracos e com falta de policiamento. Porém as mesmas são usadas no meio da semana pelos mesmos skatistas que alegam andar no Marco Zero por falta de estrutura nos skateparks, tornando o argumento meio contraditório. Mas voltemos ao assunto da proibição, vamos nos mobilizar, mas também nos conscientizar sobre utilização de espaços públicos, para não sairmos apenas pelas ruas pedindo para andar de skate onde foi proibido, vamos sim pedir mais atenção nas construções e reformas das pistas de skate construídas em nosso estado, vamos pedir respeito aos que utilizam o skate como esporte e precisam de um local adequado para treinar, mas não se esquecendo dos outros que tem o skate como estilo de vida, incluindo nisso andar de skate pelas ruas, local onde o skate foi criado.

A medida tomada pela Prefeitura, prejudica praticantes de diversas modalidades de skate


Matéria sobre skate e trânsito publicada no Jornal Aqui PE de 08 de outubro de 2012


Imaginar que no final dos anos 80 aconteceu um campeonato em plena Av. Boa Viagem, nos faz pensar que o skate evoluiu, mas o pensamento do poder público não

Não é de hoje que a prática do skate é reprimida no Marco Zero

Riscadinho... Seria um belo Crooked no banco do Marco Zero ou depredação do Patrimônio do Recife ?

Algumas vezes falta bom senso dos próprios skatistas, é aí que policia trata logo de chamar a atenção

Carlinhos mandando um Pop shove it pulando o trilho do Marco Zero ou quebrando o piso do local ?

Mesmo sendo proibido, sempre demos nosso jeitinho de andar no local... Tônico, Mamá e Felipe Pasini no final dos anos 90 

Não da para entender a Prefeitura do Recife, hoje foi publicada essa matéria no jornal Diário de Pernambuco referente ao uso do Marco Zero, nela o skate também é citado. 

26 comentários:

  1. realmente tem que ser revistas muitas coisas, proibi o skate fazem pistas de skate que não são (skataveis)e conseguem fazer praças melhores que muitas pistas proibem o skate mais deixam ambulantes e outras coisas no marco zero sujando tudo como se tivessem na rua proibem e colocam palcos gigantes pra realizações de shows e etc, no dia seguinte esta o marco zero imundo proibem o skate e no carnaval é so destruição ao patrimonio publico tbm proibem o skate e bem ali perto do marco zero brigas de torcidas organizadas quem ferem quem ao tem nada a ver proibem o skate e no carnaval e sempre em dias de classicos onibus são apedrejados e etc proibem o skate e deixa muitas coisas erradas acontecendo em recife e região!! proibir o skate não vai mudar em nada e sim educar todo a sociedade que é muito dificil..

    riscado

    ResponderExcluir
  2. É como foi citado, tem muita falta de consciência dos skatistas.
    Tipo, altas vezes enquanto eu ia pro Lindu, eu vi treta entre pedestre e skatista, ou ciclista e skatista e tudo o mais. Os ciclistas se acham dono da ciclovia e se der, passa por cima de qualquer um, pedestres acham que skatista tá errado por andar lá em cima, é cachorro latindo pra quem passa de skate, até pra cima vão, e se você ao menos sair do skate vem geral com 7 pedras na mão. Tem muito cara que sai vedando e chega a bater nos pedestres. Mas acho que proibir não é a solução, enfim, é um assunto complicado.
    Abraços família skateboard, Cadu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade Cadu, o assunto é complicado, mas se muito assim como você, comentassem e colocassem quais são suas ideias para uma convivência pacifica entre população e skatistas, acho que conseguiríamos avançar um pouco no caso bom senso.

      Excluir
  3. Quando alguma pedra de Mármore quebra vai ser o Picos e pistas que vai tomar as dores e pagar o préjuizo dos skatistas acabando com nossa cidade bancos cheio de vales e ETC... todo mundo que senta no banco se suja por conta desses vagabundo andando de skate no marco zero ( vão comer mulher bando de vajagundo do caralho o dia que um de vocês passar na minha frente e minha pessoa estiver de carro passo por cima de um ainda dou Ré prá passar por cima da cabeça um dia isso acontece para acabar com esses skatistas lixos



    ( ADG-Marcelo )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Marcelo, sua contribuição foi de muita significância para o assunto preconceito. Por causa de pessoas como você o transito e a violência estão como estão... Espero que quando você me atropele eu esteja com um prego no bolso e fure seu pneu, aí você vai pensar, porra até na hora da morte esses caras deixam marcas na minha vida... Antes que eu esqueça, o vale pelas pedras de mármore quebradas, você não pega com o picos e pistas não, pode ser retirado dos impostos que assim como você, os skatistas (vagabundos trabalhadores)pagam.... Lixo é o que tem dentro da tua cabeça, ha não, nela tem merda.

      (SK8 Henrique)

      Excluir
    2. Marcelo, acho que primeiro você precisa de aulas de cidadania e antes delas um bom tempo de ressocialização no Aníbal Bruno pois lá é lugar de assassino e marginal como você se considera nesse comentário sem nenhuma credibilidade e de muita violência e preconceito.

      Espero que seja possível localizá-lo para que na delegacia seja aberto um boletim de ocorrência sobre a ameaça feita por você nesse blog.

      Parabéns Picos e Pistas pelo Excelente Trabalho.


      Rodrigo


      Excluir
    3. Marcelo, se ser vagabundo é ter um ideal e querer lutar por ele... OBRIGADO PELO ELOGIO!
      Fiquei bastante comovido com seu texto... Tenho pena de você por ter uma mente tão fraca!

      Ass: Felipe Henrique (Skate-PE)

      Excluir
    4. Marcelo, esse teu comentário foi tão desnecessário quanto a tua existência. E tipo assim, esse teu comentário foi tão ridículo que... Ah, deixa pra lá, vale a pena perder tempo com gente igual você não. Isso apenas serviu pra ver "quem são os marginais".
      - Cadu

      Excluir
  4. Boa noite, algum poder público deveria tomar uma iniciativa e buscar a origem da mensagem desse CIDADÃO "Marcelo"(se é que podemos chamá-lo dessa forma), com certeza no mínimo esse cara não teve uma boa infância, e princípios de cidadania, e claro, uma boa educação de mainha e painho!

    Márcio

    ResponderExcluir
  5. Marcelo pau no seu cu filho da puta! coloca tua mulher na roda pra gente comer!!

    ResponderExcluir
  6. ameaçar por aqui é facil quero ver colocar a cara pra gente saber quem é!! por isso que o Pais não vai pra frente porq existe pessoas ignorantes feito vc Marcelo vai tomar no cu otario

    riscado

    ResponderExcluir
  7. Entonce,
    Excelente matéria com vários pontos a serem aprofundados:
    1 - certo de que o órgão público agil didatoriamente. Porém imaginemos, se a Prefeitura tivesse que procurar alguma instituição que representase o Skate PE, qual ela procuraria? Eu não consigo apontar uma, pois me refiro ao fato de representar direitos e deveres, e não só organizar campeonatos. Pecamos, no que poderia vim a ser o primeiro ponto. Haja visto, que essa atitude não foi tomada em nenhum momento pela PRefeitura.

    A exemplo de organização e parceria Prefeitura & Intidade Representante de Skate, temos o movimento Praça XV no Rio. Isso é só pra vermos como é possível, quando ambas as partes estão organizadas e dispostas a agirem.

    E esta mesma falta de representação e organização do Skate, que também tem sua parcela de culpabilidade em construção de pistas INsketáveis.

    2 - Esta PRefeitura e Seus afiliados/apadrinhados/padrinhos - não estão dispostos para agir em pró da minoria, como já foi visto não só no cenário skate,esportes,lazer. Bem como no que se trata da questão habitacional. Porém quem os elegeram?
    Sabem que sua gestão está focada em dá retorno aos que financiaram suas campanhas, empresas de Construção e a JCPM.

    3 - Está mais do que na hora do faça vc mesmo, no nosso caso: Façamos nós mesmos! Desde reforma de Pistas a criação de novos picos. E durante cada ação, acredito que devemos buscar a visibilidade da mídia, para resaltar a inegligência do poder público local.

    última consideração: Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come! Se nos unirmos o bicho foge!

    Ouvir especulações de uma nova passeata, ai me pergunto: "Ok. uma passeata vamos lá. Ela tem que acontecer durante a semana (diferente do que falou um preconceituoso sem raciocínio, que por sinal não anda de carro e sim carregando uma charrete, seu Burro) estou trabalhando, e acredito que uma boa parte tbm. E se por sinal, alguém da prefeitura chame os skatistas para uma reunião de esclarecimento e busca de soluções, quem irá nos Representar? já vi o dinheiro corromper muita gente.

    Mais uma vez no mato sem cachorro. Quem não tem cão caça com a Mão. Entonce, façamos nós mesmos.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, galera!

    Bom, recebi um convite para uma passeata, que acontecerá algum dia desse ai, em uma ciclo-faixa móvel que será inaugurada próximo ao Marco-Zero. Daí me veio um auto questionamento. Seria essa uma medida primeira, e resolutiva, para atingirmos nossos objetivos? Seria isso que realmente iria fazer com que houvesse uma mudança dos olhares da população sob os praticantes de Sk8? (este último aos pré-conceituosos).
    Na verdade, acredito que não! Como o próprio P&P comentou: precisamos buscar nosso espaço de discussão com a(s) secretaria(s) responsável(eis), e, talvez, até elaborar projetos para facilitar a visualização destas, que muitas vezes se mostra “cega” quando não lhe confere algum interesse (mas que podemos por seus óculos para enxegarem que somos números na Urna). Tudo de maneira consciente, clara e objetiva; “sem revoltas”! Pois a indignação já existe em massa!
    Entendo perfeitamente a boa vontade de muitos em participar de um movimento de mobilização na rua, mas acredito que deveria acontecer em um segundo momento, pois 1º Não haverá sentido para quem marginaliza o skate devido à própria falta de conhecimento dos nossos objetivos com tal manifesto, e, completando isso em 2º podemos sofrer repressão dos cumpridores de ordens do governo (sem pôr a culpa, mas entendendo bem suas funções de fazer valer e mostrar serviço, mesmo que sendo de forma equivocada às vezes).
    O mais importante, ao meu ver, e concordando com nosso amigo Thiago Peter, é a representação de nosso grupo, de forma organizada, para propor junto a outros nossos, de igual interesse, uma definição de planos/esclarecimentos (“aos ignorantes preconceituosos”) junto ao órgão público competente, ou, como diria o outro, órgão público (in)competente. Galera, existe representação dos nossos? Realmente não sei, mas sinto um pouco a falta disso agora em meio a essa realidade. Deixo claro que isso não é uma cobrança de alguém que fica de braços cruzados (pois cada um faz pela sua casa da melhor forma), trata-se apenas de um desabafo de um sentimento sentido por mim e acredito que por todos que tem amor pelo Skate.
    Aproveitando ainda, vejo este momento como um passo importante para nós mesmos fazermos uma reflexão do que acontece com a nossa coletividade. Quero dizer que normalmente acontecem coisas que ferem a um grupo isolado de 1 bairro, de uma comunidade, etc. Desta vez estamos diante de um problema que está atingindo a todos, mesmo que não seja agora, mas que futuramente com certeza sim! É bom pensar sobre isso!
    Queria encerrar com um conceito bem interessante de Saúde proposta pela própria Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo a OMS, Saúde é "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades". Acho que o Skate entra ali no meio, não acham?
    Pro governo: Ser sustentável é isso? Ta de palhaçada, ein?

    Flw ,Galera!

    Jr. PSK

    ResponderExcluir
  9. A cada dia que passa o "governo" se supera, é muita palhaçada, pq eles não diminuem novamente o salario dos deputados que teve reajuste de +/- 60% e investem na cidade?!
    A sociedade cada dia que passa regride para a miséria...
    Yesus B.

    ResponderExcluir
  10. uma pergunta que não quer calar, onde está a APS e APED, que não toma nenhuma atitude sobre o ocorrido, pois elas são entidades legalizadas e que poderiam ter um espaço maior de comunicação com as autoridades (Prefeitura e Secretária). Fazer campeonato é fácil, ano passado tinha uns 3 por mês, mas quero ver agora, como argumentou Jr., não será essa a hora de selecionar o joio do trigo, ver quem realmente quer se organizar pelo bem do skate e quem quer apenas status no meio do skate. Espero ansiosamente a resposta de alguns representantes das associações citadas acima, caso não tenha nenhuma resposta das mesmas, terei que usar minhas próprias interpretações do silencio.
    Leolong

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leolong eu sou da APED e pelo visto vc não está acompanhando nossa mobilização né?
      bom como ninguém é obrigado a saber de tudo, segue aqui o link do Evento no Facebook:

      https://www.facebook.com/events/272818016186646/

      att: Thiago Gouveia Coordenador do Núcleo Audivisual e Fotográfico da APED

      Excluir
  11. A materia ficou show, parabéns para os adms do Picos e Pistas e que venham muito mais..
    Nós skatistas não vamos ficar calados, vamos lá galera se movimentar e fazer uma só força para acabar com esse preconceito !
    Agora esses caras que não tem coragem de aparecer falam merda e nao aparecem. haha
    a galera quer nos tirar das ruas, das praças, dos picos maravilhosos que nosso recife tem, mas não dão um local designado a nosso esporte, nosso lazer!
    Skate é arte de rua e o meu estilo é street !

    ResponderExcluir
  12. proibido ou nao proibido vams andar la de madrugada ao amanhecer !!!!!!skateboards sempre em lugares liberados e lugares proibidos !!!!

    ResponderExcluir
  13. Itw galera, assim como os ciclistas precisam de ciclo faixas os skatistas precisam de um lugar apropriado. Eu sou a favo da proibição do skate no Marco Zero, pelos seguintes motivos, 1º Por mais que a praça tenha um piso liso, um espaço legal e bancos como obstáculos ela ñ foi projetada para andar de skate. 2º A praça do Marco Zero é um local onde transitam crianças de varias idades idosos, casas etc. E muitas dessas pessoas gostam de sentar no chão, e risco de ter acidentes ali é muito grande, já presenciei um acidente, e quase minha namorada foi vitima de um.
    O que temos que fazer é, lutar para que seja construído um lugar adequado para a pratica de skate. tem lugares que pode ser construídos e outro melhorados, como os ralfs em Boa viagem, rodão que da para fazer um projeto legal. Bom é isso galera, vlw.

    Skate na veia!!!!

    ResponderExcluir
  14. AE MARCELÃO JA QUE TU E CHEIO DE MULHER PQ TU NUM LEVA 1A PRA SENTAR NO BANCO DA AURORA LA E LIMPO E NUM VAI SUJAR TEU RABO DE VELA COMEDINHA KKKKKK OKAYDA SKATEBOARD.

    ResponderExcluir
  15. O mais radicais (skatistas ou não) vão logo dizer que o local não foi construído para a prática do skate, eu sei, mas as ruas não foram construídas para os carros, mas sim para os pedestres, hoje dia todos não convivem meio que harmonicamente, claro que acidentes acontecem, mas por falta de bom senso e desrespeito no trânsito, porém não vejo os órgãos competentes impedindo os carros de circularem nas ruas porque as mesmas não foram feitas para tal, pelo contrário vejo as calçadas diminuindo para dar espaço aos motorizados. É aí que eu pergunto, porque o skate tem que ser proibido no local de laser, simplesmente pelo fato de ali não ser um lugar construído para se andar de skate ? Não poderíamos usar do mesmo bom senso e respeito ao próximo, que tanto é pedido em campanhas de transito? Pelo o que eu estou notando é mais fácil para a prefeitura torar a corda do lado mais fraco, que dizer, mas fraco não, menos esclarecido dos seus direitos, pois tenho o mesmo direito que os turistas, crianças e idosos de utilização daquele espaço. Agora caso aconteça algum acidente, o responsável pelo skate poderia prestar esclarecimentos e responder pelo seu erro, pois foi ele quem assumiu o risco de andar ali quando o Marco Zero está cheio.

    ResponderExcluir
  16. MARCELAO CUMPADI CABA MAXU PRA CARAL... TU É FOD.. MANO, ME DIZ O QUE O QUE VOCE TEM NA CAXOLA ? NAO DÁ PRA ENTENDER O PENSAMENTO MEDÍOCRE DE CERTOS INUMANOS... SE APRESENTA NUM PICOS DESSES AI E VEM CONVERSAR COM A GENTE NUMA BOA CAMARADA, NAO É ASSIM DO JEITO QUE TU PENSA NAO, PELO JEITO TU É UM BOYZAO METIDO A COMEDOR DE GENTE NUM É ? CUIDADO NA VIDA BONECA, BJINHO PRA VC.

    MAZZAROPI SKT.

    ResponderExcluir
  17. Ainda ando meio confuso nas medidas que os gestores da nossa cidade vem tomando em relação a vários pontos críticos de nossa cidade, mas tudo bem… mesmo que seja ingenuidade minha, ainda acredito que a voz do povo, mesmo que seja de uma pequena parcela, venha a comover e comprovar que certas medidas não fazem tanto sentido, como são demonstradas ou apenas impostas a nós.

    Falo como skatista, recifense e cidadão do mundo… as vezes até compadeço da proibição, pois como é de nosso conhecimento, nem sempre o skate foi visto como algo sociável e nem sempre seus praticantes acabam tendo respeito mutuo entre os que andam e os que não andam e me pergunto, até o patins?
    Mas acredito que esta não seja a medida correta a ser tomada, ainda mais em uma época em que tentamos salvar o planeta, tentamos nos espelhar em padrões de cidadania de países desenvolvidos e adquirir uma qualidade de vida melhor, PUTZ, ainda não entra na minha cabeça o ato da proibição, de repente fomos proibidos de freqüentar esses tais lugares como a orla e a praça do marco zero por motivos óbvios, como depreciação do patrimônio publico ou por desrespeito aos pedestres, OK, mas antes de de proibir ainda me pergunto, porque não educar, fiscalizar ou punir se houver a persistência, mas proibir da noite pro dia?
    Não é preciso ir muito longe para perceber que esse contexto marginal que o skate se enquadra ja se foi a muito tempo… Faço um convite para qualquer pessoa… Va até o parque Dona Lindu em um Domingo a tarde e veja quantidade e qualidade de pessoas que praticam essa modalidade… digo qualidade, porque ja conheci de Deputado de uma cidade da RMR, a Micro-Empresários, a Pais e Filhos, Garotas das mais variadas idades, garotos, ou então, ja que a vida de globais influenciam tanto cidades menores como a nossa, abra alguma mídia impressa especializada no assunto e veja como é a ciclofaixa ou ciclovia de cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, são lugares onde é possível transitar com Patins, Skates e Bicicletas em harmonia, enfim… gente de bem, gente de várias classes sociais… se a questão é a marginalidade do esporte, nossa, realmente gestores, é triste em ver como o pensamento que move a nossa cidade é ultrapassado, mas ainda prefiro acreditar que não seja só o fato de o Patins ou o Skate ser uma modalidade marginal.
    Voltando a boas referencias do esporte, ja estive engajado em alguns eventos e ja vi apoio político em um evento realizado a menos de 1 ano atras no Monte dos Guararapes, ja fiquei sabendo que até campeonato houve na Avenida Boa Viagem em meados dos anos 80. São pequenos fatos, mas que mostram que de fato essas atitudes são tomadas de forma, como posso dizer? com descaso eu acho?

    Bom… o motivo aparente para tal proibição ainda não sei qual é… mas é difícil depois de mais de 10 anos utilizando o Skate como esporte e meio de transporte na Orla de Boa Viagem, aceitar que ele seja proibido da noite para o dia, como eu disse anteriormente.
    Não ficarei trancado em casa e se for pra protestar, protestarei de forma pacifica e tranqüila, mas ficar calado e parado é que não da….Skate é um esporte, e isso faz bem a alma, a saúde e ao espirito.

    GO SKATE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Ass: Rafael Natrielli

    ResponderExcluir
  18. Ainda estou meio por fora dessa tal proibição, mas vamos lá! Temos que observar dos dois lados...

    O governo elabora projetos para a construção de novos espaços destinados ao skate. Para eles, já que construíram pistas de skate, não temos nada que ficar andando de skate pelas ruas, praças e etc.

    Bom, temos várias pistas de skate mas poucas estão realmente dentro dos padrões. O governo contrata empresas que não possuem o mínimo de conhecimento necessário para construir um skatepark. O resultado disso, já estamos cansados de ver.

    Claro que se tivessemos pistas boas, não iríamos parar de andar nas ruas e praças. Mas, digamos que poderia até diminuir um pouco a frequencia de skatistas nas praças.
    Outro fator que também pesa muito é a falta de consciência de alguns skatistas... Pô, estou cansado de ir a lugares onde vejo pessoas em seu local de lazer e alguns skatistas arriscando algumas manobras perto dessas pessoas.
    Por causa da falta de consciencia de alguns, todos pagam.

    "Acho esse lance de proibição uma palhaçada! Mas bem que alguns skatistas poderiam tem um pouco mais de consciência e preservar um pouco mais a imagem do skate."

    Ass: Felipe Henrique

    ResponderExcluir
  19. É preciso proibir qualquer forma de uso inadequado da praça pública. Skates e patins SÃO OS VILÕES ATUAIS DO MOBILIÁRIO PÚBLICO! Querem subir nas coisas e quebrá-las, FAÇAM DENTRO DAS SUAS CASAS, subam com skates na pia da cozinha, no sofá da sala e na portaria do prédio de vocês. Absurdo, falta de educação e de consciência. Sou a favor da multa e de serviços prestados à comunidade.
    No Largo da Segunda feira (RJ - Tijuca), onde moro, a praça está cada vez mais danificada, blocos de pedra que foram feitos para sentar estão quebrados, rachados, partidos e fora do lugar. ISSO TEM QUE ACABAR!!! É uma atitude muito perigosa, pois passam pessoas que muitas vezes são machucadas pelos skates que escapam dos pés, além do mais, são idosos, crianças e bebês em carrinhos. E ainda tem um monte de IDIOTAS que acham certo. só vão perceber que estão errados quando um skate voar e quebrar a cabeça da mãe ou do filho do praticante.
    TEM QUE HAVER UMA LEI PARA ACABAR DEFINITIVAMENTE COM ESTE ABSURDO!
    Se não há tanto espaço para usar o skate, só lamento, pois não podemos aceitar que usem a praça pública de forma errada até conseguirem espaço. ESTÃO COLOCANDO A INTEGRIDADE FÍSICA E MORAL DAS PESSOAS EM JOGO, ALÉM DA DESTRUIÇÃO DO MOBILIÁRIO PÚBLICO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual é a definição de da Praça mesmo ? Pública né,qual é a forma certa de usar uma praça mesmo ? Então eu uso como me for conveniente, você usa ela pra caminhar ou sentar, eu uso pra andar de skate. Fica a dica, faz um abaixo-assinado contra o skate em vias públicas, ou então se torna mais um politico idiota do Brasil e cria essa lei, Babaca.


      Excluir