quinta-feira, 14 de julho de 2011

Construções de Pistas de Skate...Sonho ou pesadelo ?

O skatista tem uma coisa bastante peculiar comparado aos praticantes de outros “esportes”, ele é idiossincrático, calma que vou explicar esse palavrão todo... A maioria dos skatistas tem uma maneira própria de ver o mundo ao seu redor, seja nas atitudes ou na forma de se expressar e reagir perante algumas situações, independente do lugar onde viva. Isso é uma coisa boa, já que conseguimos nos virar e fazer novas amizades por onde passamos, mas infelizmente, até as dificuldades passadas por nós, são parecidas, repressão policial, proibição de skate em alguns lugares, entre várias outras.
Projetos de pistas de skate sendo elaborados por engenheiros que nem se quer conseguem se equilibrar no carrinho, acabam por transformar o sonho de poder curtir um Skatepark perto de casa, num verdadeiro pesadelo. Digo isso porque o número de praticantes de skate em nosso país vem crescendo consideravelmente, junto a isso as construções de pistas pelo poder público e privado, também crescem. Mas como conhecemos bem o ditado popular que diz: Quantidade não é sinônimo de qualidade... alguns Skateparks construídos pelo Brasil a fora vêm decepcionando skatistas e órgãos ligados aos esportes radicais, sem falar no desperdício de dinheiro público em obras feitas para a prática de um esporte e nem de perto serviriam para tal. São construções das mais variadas possíveis, desde mini-ramps em praças públicas, até grandes Skateparks. O sentimento de tristeza e revolta que passa um skatista tendo uma obra dessas em sua cidade, é demasiado grande.
Pistas construídas por mão de obra não-qualificada, falta de acompanhamento da obra por pessoas do meio do skate, engenheiros que não aceitam outras opiniões, plantas mal projetadas ou dificuldades em fazer esses projetos saírem do papel, vários itens podem ser listados aqui, mas não queremos apontar culpados e sim, achar soluções para essa situação que vem se tornando uma verdade em nosso país.
Em Pernambuco, infelizmente existem situações parecidas com as citadas anteriormente, tanto nas pistas de street, como nas de vert, são construções que só de olhar sabemos que não teve nenhum acompanhamento. Exemplo disso são as mini-ramps de Nossa Senhora do Ó e a do centro de Jardim Paulista, a primeira citada é formada por duas retas 45º e a segunda com transição em forma de “L”, pra quem entende sabe que a topada nessas transições é grande. Ainda no vert, temos o Bowl do Parque Dona Lindu em Boa Viagem, com duas alturas, uma funda com transições imperfeitas e outra mais funda ainda, com paredes irregulares, onde a gurizada se mata para aprender, já que é menos ruim do que a parte menos alta. Na parte de pistas de Street, temos o exemplo de mau aproveitamento de espaço do Skatepark da cidade de Olinda, já que no local caberia outra pista do mesmo tamanho, construíram os pequenos obstáculos em diagonal, fora as imperfeições no piso e nas transições (uma lombada na entrada do Quarter-pipe e uma Funbox com rampas de salto, curtas e íngremes) e sem esquecer que é uma pista diurna, já que não existe nenhuma iluminação no local.
Para ninguém se ofender com minhas indagações e depois sair por aí falando que eu só sei reclamar, finalizo com exemplos de projetos bem executados. São eles, os Skateparks da Aurora, Porto de Galinhas e Macaxeira. As mini-ramps da Lagoa do Araçá, Garanhus, Paratibe e a do Segundo Jardim no Pina, que apesar de estar abandonada pelo poder público, já redeu boas sessions e ótimos skatistas saídos de lá. Isso mostra que, com um aproveitamento adequado dos espaços cedidos para obra, o acompanhamento de skatistas interessados na melhoria e num bom resultado final para o skate, as coisas acontecem com a qualidade que a maioria dos skatistas sonham.

P.S.: Fiquem em alerta e acompanhem as novas construções na sua cidade, em breve teremos a construção de mais dois skateparks no Recife, um no Parque Caiara e outro no Parque Santana...este último com a promessa de ser a maior pista do Estado... é justamente isso que mais me assusta!!!



Flat...uns com pouco e outros com tanto


Um mau exemplo de construção de pista na cidade de Cajamar em São Paulo

Skatepark da Cidade de Olinda, sem palavras...a pichação no Quarter-pipe da pista diz tudo


Exagero de erros espalhados por toda pista da Cidade de Candeias na Bahia




Seguência de rampas para lá de estranhas, localizada na cidade de Matão, interior de São Paulo


Quando se fala em altura e ângulos de obstáculos...tem engenheiro que passa do limite



Bowl do parque D. Lindu, antes de ficar pronto, já era visto alguns erros na execução do projeto



Quatro Mini-ramps que são exemplos de projetos bem execultados

Pistas da Aurora, Macaxeira, Caxangá e Porto de Galinhas...com poucas falhas e bom aproveitamento de espaço, todas são skataveis


Vídeos que mostram a má construção e o abandono das pista de Skate no Brasil








9 comentários:

  1. Riscadinho

    é realmente uma vergonha .... temos que ir atraz de nossos direitos e reenvidincar pistas com qualidade e nao elefantes brancos que so servem para desviar dinheiro..

    ResponderExcluir
  2. Quando eu li "... no Parque Santana...este último com a promessa de ser a maior pista do Estado... é justamente isso que mais me assusta!!!" eu ri pra caramba. Realmente alguns projetos aqui em Pernambuco é uma vergonha mesmo, moro a 15 min de caminhada da pista de Olinda e nem tenho coragem de andar de solo lá, prefiro pagar passagem e ir andar em algum local na cidade, que a "session" é bem mais produtiva.
    ass: Pio

    ResponderExcluir
  3. Sim um pena um skatista saber que está sendo construida uma pista de skate na sua cidade e sentir MEDO, mais essa é nossa realidade é torcer e esperar um trabalho bom da prefeitura, acender uma vela ou bater um tambor acho q nego ja fez d+

    ResponderExcluir
  4. cara aquela primeira foto de um half em baixo de uma ponte é ali na heliopolis SP
    Já cheguei a andar la,transição superrapida e o bagulho(nao se pode chamar de pista aquilo) é alta pra cacete! hoje em dia esta ocupada por moradores de rua, armaram um barraco e fecharam a "mini ramp".
    Acredito que agora o uso dela esta mais valido do que como pista de skate, pelo menos essa bizarrice abriga alguem sem lar.


    Muito bom! esqueceu de mencionar um caso que aconteceu aqui na cidade onde moro, São Caetano do Sul
    Tinhamos uma pista completa e linda com 4 Bowls 2 mini ramps e uma sessão de street insana. Quando o Falecido prefeito Tortorello simplesmente pegou o que era propriedade municipal e passou a posse da pista para o clube A.d. São Caetano(proprietario do time de futebol da cidade). Simplesmente a pista foi fechada do dia pra noite em uma semana todos os bowls foram cobertos por areia e fecharam em ciima com 10 quadras de futebol society usadas para aluguel no clube do Ad Sao Caetano, beneficiando somente os sócios e deixam os skatistas orfãos de skate.
    Só mais de 9 anos depois foi construida uma pista proxima a estação de Trem aqui em São Caetano umas 10 vezes menor com uma sessão de estreet bem tosquinha. A unica coisa que salva eh que a pista de São bernardo do campo eh aqui perto e a galera se reune la ou no parque ana brandão em Sto André.
    A unica coisa que salva aqui na nossa pista local eh um Snake que era mais do que perfeito e dpois de passar por uma reforma desnecessaria ficou com varias imperfeições!

    Desabafei =P

    ResponderExcluir
  5. Caraca Gustavo, que história triste. Enterrar uma boa pista é de doer mesmo.

    Todos os que andam de skate, bike e roller precisam exigir que a construção de cada nova pista seja realizada por empresa certificada no assunto. Ou seja, esse "pequeno detalhe" deve constar na licitação.

    Acabaram as eleições. Hora de dar o recado para as novas cabeças da prefeitura.

    ResponderExcluir
  6. aqi na minha cidade nao tem pista e tao prometendo desde uns 16 anos 16 ANOS porque quando eu tava andando esses dias chegou um amigo meu e disse que ele tambem andava e que tavam prometendo desde daquela epoca e disse que fico 2 anos andando e parou de andar porque nao tinha lugar e nos lugar qe dava era proibido e agora na nossa praça que fizeram uma calçada ruim e so uma parte ficou boa e ainda nao deixaram andar e nos fizemos um caixote de madeira e robaram fizemos outro agora tao qerendo confisca porque ainda nao robaram entao é isso galera

    ResponderExcluir
  7. outra coisa nos temos qe ir para outra cidade isso que aqule pista é abandonada

    ResponderExcluir
  8. https://www.youtube.com/watch?v=ClsUeI16va8

    essa ta pior

    ResponderExcluir
  9. Foda mesmo mateus...Essa de vocês é triste, uma das piores que ja vi !!!

    ResponderExcluir